Litoral Sul de São Paulo

A Baixada Santista é mais conhecida por receber milhares de turistas da capital, devido à curta distância entre as cidades. Até porque, para conhecer e se surpreender com lugares incríveis, não é necessário ir para muito longe. Não é mesmo?

Para te inspirar a explorar ao máximo a região, separamos as melhores dicas de locais para visitar durante a sua estadia, entre passeios, restaurantes, vida noturna e esportes.

Praia Grande

Cachoeira do Guariúma

Quem disse que Praia Grande só tem praia?

Ela está localizada no Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo Itutinga Pilões).

Para chegar nesta cachoeira, é necessário percorrer uma trilha autoguiada e de nível fácil. Não é necessário contratar guia.

Ela está localizada no Bairro Melvi na Praia Grande e é necessário fazer agendamento via email pesm.itutingapiloes@florestal.sp.gov.br .



Portinho

Situado nas margens do Mar Pequeno, o antigo Porto do Campo da época de Martim Afonso de Souza é hoje uma ótima opção de lazer. Dispõe de completa infra-estrutura, fácil acesso e a entrada é franca.

O Portinho, como popularmente é chamada a área de lazer Ézio Dall'Accqua, fica nas margens do Mar Pequeno. Apesar de possuir dois campos de futebol, escola de vela e 23 quiosques, a área ainda é pouco explorada turisticamente na cidade. É um ótimo local para fazer um bom churrasco com a família e os amigos onde o espaço de lazer é amplo e cada quiosque possui uma churrasqueira em alvenaria com mesa e bancos de madeira. O local ainda oferece pier com 150 metros de extensão para pesca, que atrai os amantes da pesca. As pessoas podem comprar equipamentos ou alugar barcos no local, que levam as pessoas para passeios.

Num dos roteiros oferecidos, o visitante conhece manguezais, passa sob as pontes do Mar Pequeno e Pênsil, pela orla da Praia do Gonzaguinha e tem a oportunidade de mergulhar na Praia de Paranapuã, no Parque Estadual Xixová-Japui, em São Vicente, possui também rampa para jet ski e playground.


Santos

Praia do Sangava

Um pequeno paraíso com apenas 90 metros de extensão. Essa é a Praia do Sangava, uma das praia desertas do Guarujá mais bonitas. Possui água cristalina e rochas que dão um charme especial.

O acesso se dá por trilha através da Praia do Goés ou de barquinho.

A travessia dos barcos é feita no pier na Ponta da Praia de Santos (local onde saem as escunas).


Praia do Goes

Uma praia de águas cristalinas e com muita vegetação. Um verdadeiro paraíso!

E o legal é que também tem quiosques que fornecem cadeiras e guarda sol, para que você não precise se preocupar em levar!

É tão fácil de chegar, é só pegar um barquinho na Ponta da Praia de Santos (de onde saem as escunas). E o melhor, a travessia custa apenas R$3,10 e não demora nem 5 min.


Itanhaém

Cama de Anchieta

Um dos locais mais visitados de Itanhaém! Esta é a passarela que dá acesso à Cama de Anchieta, formação rochosa conhecida por ser o local preferido de descanso do padre José de Anchieta (canonizado em 2014). Além de poder desfrutar da beleza natural das paisagens durante todo o passeio.

Esse local guarda a lenda que o casal que se deitar na pedra terá uma união abençoada eternamente por São José de Anchieta (terceiro santo brasileiro).

Entrada gratuita.


Peruíbe

Ilha do Guaraú

Um dos lugares mais preservados do litoral sul de São Paulo, a Ilha do Guaraú, localizada em Peruíbe, possui águas cristalinas e um rico ecossistema. Dá para ver tartarugas e cardumes de peixes.

Para chegar à ilha é necessário pegar uma embarcação, o trajeto dura cerca de 15min. Os barcos saem do Rio Guaraú e cobram em média R$ 40 por pessoa (valor de 2020).

A ilha é deserta, então caso queira passar o dia por lá é bom levar o seu lanchinho rs.

Ah, e lembrando, por ser uma área de preservação ambiental, a ilha conta com um monitor que passará todas as instruções em sua chegada.

E na hora de ir embora, não esqueça de levar seu lixinho junto com você. Vamos preservar a natureza, para que nossas futuras gerações também tenham a chance de conhecer.